Perguntas Frequentes – FAQ – Financeira
Precisa de mais detalhes? Reunimos as principais informações em um só lugar.
Quais meios de pagamentos disponíveis na matrícula?
A FAM possui, em sua ficha de inscrição, as opções de pagamento por Pix ou boleto.
Há possibilidade de parcelamento em até 10x no cartão de crédito apenas nos atendimentos presenciais, nos campi da FAM.
Não emitimos link de pagamento por cartão de crédito e débito.
Quais meios de pagamento disponíveis para mensalidade?
No Portal do Aluno, a FAM disponibiliza pagamento por Pix, cartão de débito ou crédito e boleto bancário. As opções se encontram na aba “Financeiro”.
Ao escolher a opção Pix, o QR code emitido fica disponível para pagamento por 2 horas. Caso expire o tempo de utilização, o aluno ou responsável financeiro deve solicitar um novo QR code no Portal do Aluno.
Ao escolher a opção cartão de débito ou crédito online, é necessário preencher as informações solicitadas, e o pagamento é concluído após o processamento da operadora do cartão. Na modalidade crédito, o aluno ou responsável financeiro pode parcelar em até 2x.
Ao escolher a opção boleto, este só será registrado no banco se o aluno ou responsável financeiro clicar no botão “Boleto”, no Portal do Aluno. Caso contrário, o boleto não ficará disponível para pagamento na rede bancária.
Acesse o Portal do Aluno e efetue seu pagamento: https://portaldoaluno.vemprafam.com.br/FrameHTML/web/app/edu/PortalEducacional/login/
A FAM disponibiliza o parcelamento em até 10x no cartão de crédito apenas nos atendimentos presenciais, nos campi da FAM.
É possível emitir link de pagamento?
A FAM não emite link de pagamento em nenhuma situação: matrícula, mensalidade, acordos ou qualquer outra cobrança feita pela instituição de ensino.
Tenho direito a reembolso em caso de desistência do curso?
O reembolso só será aplicado se solicitado em até 7 dias corridos após a data de pagamento da matrícula. Não é possível solicitar reembolso em nenhuma outra situação.
Não realizamos reembolso na desistência da rematrícula
Quantas parcelas devo pagar no semestre?
Para o curso de Medicina, o contrato é semestral e composto por 6 parcelas a cada semestre.
As datas de vencimento das parcelas podem ser alteradas?
Não. As datas de vencimento das parcelas são fixas: dia 9 de cada mês.
Há reajuste no valor das parcelas?
Sim. O reajuste é anual, todo mês de janeiro, para todos os cursos.
É possível quitar meu semestre vigente. Qual procedimento devo seguir?
Sim. Acesse o Portal do Aluno e clique em “Requerimento Online”, depois em “Antecipação de Pagamento de Semestralidade”. O boleto será disponibilizado no Portal do Aluno para pagamento na rede bancária. Fique atento aos prazos, conforme o Edital de Valores vigente.
Realizei minha matrícula com o curso em andamento. Como fica meu plano de pagamento?
O plano de pagamento permanece com 6 parcelas, de janeiro a junho ou de julho a dezembro. Caso o ingresso ocorra de forma tardia, as parcelas dos meses passados serão emitidas com o prazo de vencimento em até 5 dias, com a possibilidade de parcelamento do valor em até 10x no cartão de crédito ou em até 3x no boleto bancário, sem incidência de juros ou multa até o prazo do vencimento.
Em quanto tempo começo a estudar após o pagamento da matrícula?
O mês de ingresso dos calouros é de acordo com a data de matrícula e o Calendário Acadêmico, que pode ser consultado em: https://vemprafam.com.br/centro-de-atendimento-ao-aluno/.
Como faço para adquirir uma bolsa de estudo?
A FAM não disponibiliza bolsas de estudo para o curso de Medicina.
É possível realizar minha rematrícula com débitos ou acordo em andamento?
A rematrícula é possível apenas para alunos adimplentes. Para aqueles que possuem acordo em andamento, é necessário ter realizado ao menos 70% do pagamento da negociação para prosseguir com a rematrícula.
Como faço para negociar minha parcela em atraso?
Online, pelo Portal do Aluno. Acesse usando o login e senha do responsável financeiro e realize a negociação. Caso o aluno seja o responsável financeiro, acesse com seu próprio login e senha.
Ou pelos nossos canais. Central de Atendimento: (11) 3003-6644 / (11) 3003-4660, opções 1, 3 e 1 (São Paulo capital e regiões metropolitanas). 0800 727 4660, opções 1, 3 e 1 / 0800 777 8019, atendimento direto com a equipe de Cobrança (demais localidades). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados. WhatsApp: bit.ly/ONLINEFAM.
Caso eu tranque o curso, devo efetuar os demais pagamentos?
Ao trancar o curso, nenhuma mensalidade será cobrada após a solicitação, desde que seja feita antes do dia 8 do mês vigente. Consulte seu coordenador sobre a decisão de trancar, pois as vagas de Medicina são reguladas e limitadas.
A FAM possibilita ingresso ou transferência via FIES, PROUNI ou Escola da Família?
Não. A FAM não adere aos convênios citados e não aplica qualquer tipo de bolsa para o curso de Medicina.
Ao contratar dependência (DP) ou adaptação e desistir de cursar, posso solicitar reembolso?
O reembolso será aplicado apenas se o cancelamento for solicitado em até 7 dias após o pagamento da primeira parcela do contrato de matrícula na dependência ou adaptação. Caso contrário, não será aplicado reembolso em nenhuma hipótese.
Como faço minha rematrícula?
Acesse o Portal do Aluno no período disponível para rematrícula e solicite-a no campo “Matrícula Online”. Siga os passos para efetivar a solicitação e efetue o pagamento do boleto.
Efetuei o pagamento do meu boleto, mas ele ainda está em aberto. O que devo fazer?
Acesse o Portal do Aluno no período disponível para rematrícula e solicite-a no campo “Matrícula Online”. Siga os passos para efetivar a solicitação e efetue o pagamento do boleto.
Como faço para solicitar um requerimento online?
Acesse o Portal do Aluno, aba “Secretaria/Requerimentos”, e escolha a opção desejada de acordo com sua solicitação.
Link: https://portaldoaluno.vemprafam.com.br/FrameHTML/web/app/edu/PortalEducacional/login/.
Posso solicitar retomada de vínculo com débito ou acordo em andamento?
Sim, desde que não haja pendência financeira. Para alunos que possuem acordo em andamento com débitos vencidos, a retomada de vínculo será indeferida.
Gostaria de financiar meu curso. É possível?
A FAM dispõe de parcerias com os bancos Bradesco e Santander para financiamento estudantil, com taxas reduzidas. O financiamento é realizado pelos bancos, mediante análise de crédito e de acordo com os critérios das próprias instituições bancárias.
Como se candidatar ao financiamento estudantil?
Conforme as regras das instituições financeiras:
Banco Santander:
- Exclusivamente alunos de Medicina.
- Alunos calouros podem se candidatar ao financiamento a partir da 4ª mensalidade do curso.
- Alunos veteranos podem se candidatar e, caso aprovados, financiar o semestre. O financiamento deve ser renovado ao final de cada semestre.
- O avalista precisa ser o responsável legal ou financeiro. Um segundo avalista pode ser adicionado para compor a renda.
Banco Bradesco:
- Calouros e veteranos de todos os cursos podem solicitar o financiamento, desde que estejam adimplentes com a FAM Centro Universitário.
- Financiamento de até 100% do valor do semestre.
- Para menores de 18 anos, a contratação é feita no nome do responsável legal.
Qual o procedimento para dar entrada no pedido de financiamento?
O aluno solicitará a Carta de Aptidão (Bradesco) ou a Carta de Habilitação (Santander) pelo Portal do Aluno, na opção “Financiamento Estudantil”.
Havendo deferimento da solicitação, a Carta ficará disponível no Portal para emissão. O aluno apresentará a Carta ao banco para análise financeira. Assim que o banco aprovar o financiamento, a FAM receberá o crédito e, mensalmente, quitará as parcelas contratadas, até o final do seu saldo.
Para mais informações sobre o financiamento pelo Santander, acesse: www.santander.com.br/saude/universitarios-medicina.
Para mais informações sobre o financiamento pelo Bradesco, acesse: www.banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/emprestimo-e-financiamento/universitario/credito-universitario-bradesco.shtm
Preciso informar que o financiamento foi aprovado?
Sim. É preciso anexar uma cópia do contrato aprovado pela instituição bancária, com o número do contrato de financiamento, no requerimento disponível no Portal do Aluno: vá até a aba “Financeiro” e depois clique na opção “Fale com a FAM”.
servicos/emprestimo-e-financiamento/universitario/credito-universitario-bradesco.shtm
Preciso de uma declaração de quitação semestral. Como emitir?
A declaração de quitação semestral fica disponível no Portal do Aluno, na aba “Relatórios”. A emissão é permitida desde que não haja pendência de parcelas do período solicitado.
Qual é o prazo para o reembolso ser efetuado?
O prazo para o reembolso ser efetuado é de até 30 dias úteis após a solicitação e o envio dos dados bancários.
Consigo alterar o responsável financeiro em meu contrato?
Sim. Para isso, é preciso abrir um requerimento de alteração de responsável financeiro, disponível no Portal do Aluno.
O requerimento será deferido se estiverem anexados os documentos obrigatórios: aditivo do contrato assinado, documento com foto, CPF e comprovante de residência (dos últimos 3 meses). Além disso, devem ser preenchidos os campos obrigatórios de telefone e e-mail do responsável financeiro.
A solicitação será cancelada caso os documentos não estejam no anexo no prazo de 15 dias da abertura da solicitação.
Para esse tipo de alteração, fique atento aos prazos no Calendário Acadêmico.
Meu boleto não está disponível no Portal do Aluno ou apresenta mensagem de erro no momento do pagamento. O que devo fazer?
Abra uma solicitação online no Portal do Aluno, na aba “Financeiro”, selecionando a opção “Fale com a FAM”. Esse contato deve ocorrer em até 3 dias antes do vencimento.
Não consigo abrir o PDF do boleto que recebi por e-mail. O que devo fazer?
Para baixar o boleto, é preciso digitar sua data de nascimento (ddmmaaaa).