Perguntas Frequentes – FAQ – Financeira
Precisa de mais detalhes? Reunimos as principais informações em um só lugar.
Quais meios de pagamentos disponíveis na matrícula?
A FAM disponibiliza, na Ficha de Inscrição, a possibilidade do pagamento por PIX e boleto.
Há a possibilidade de parcelamento em até 10x no cartão de crédito apenas nos atendimentos presenciais nos campi da FAM.
Não emitimos link de pagamento por cartão de crédito/débito.
Quais meios de pagamentos disponíveis para mensalidade?
A FAM disponibiliza, no Portal do Aluno, a possibilidade do pagamento por PIX, cartão de débito/crédito e boleto. As opções estão disponíveis na aba Financeiro.
Para opção via PIX, o QR code emitido ficará disponível para pagamento por 2 horas. Caso expire o tempo de utilização, o aluno deverá solicitar um novo QR code no Portal do Aluno.
Para opção cartão de débito/crédito online, será necessário o preenchimento das informações solicitadas e o pagamento será finalizado após o processamento da operadora do cartão. Na modalidade crédito, o aluno poderá optar por parcelar em até 2x.
Para opção boleto, o registro bancário do boleto só ocorrerá se o aluno e/ou seu responsável financeiro clicar no botão “boleto” no Portal do Aluno, caso contrário o boleto não ficará disponível na rede bancária para pagamento.
Acesse o Portal do Aluno e faça seu pagamento: https://portaldoaluno.vemprafam.com.br/FrameHTML/web/app/edu/PortalEducacional/login/
A FAM está disponibilizando a possibilidade de parcelamento em até 10x no cartão de crédito apenas nos atendimentos presenciais nos campi da FAM.
Há possibilidade de envio de link de pagamento?
A FAM não disponibiliza links para pagamentos em nenhuma situação: matrícula, mensalidade, acordos ou qualquer outra cobrança emitida pela IES.
Tenho direito a reembolso na desistência de prosseguir com o curso?
O reembolso é aplicado apenas quando for solicitado em até 7 dias corridos da data de pagamento da matrícula. Não há nenhuma outra opção para solicitação de reembolso.
Não realizamos reembolso na desistência da rematrícula.
Quantas parcelas devo pagar no semestre?
Para os cursos de Medicina, o contrato é semestral e composto por 6 parcelas a cada semestre.
As datas de vencimento das parcelas podem ser alteradas?
Não. A data de vencimento das parcelas é fixa: dia 9 de cada mês.
Há reajuste no valor das parcelas?
Sim, o reajuste é anual e ocorre sempre no mês de janeiro para todos os cursos.
É possível quitar meu semestre vigente. Qual procedimento devo seguir?
Sim. Acesse o Portal do Aluno e clique em: Requerimento Online > Antecipação de Pagamento de Semestralidade. O boleto será disponibilizado no Portal do Aluno para pagamento na rede bancária. Fique atento aos prazos, conforme Edital de Valores vigente.
Realizei minha matrícula com o curso em andamento. Como fica meu plano de pagamento?
O plano de pagamento permanece com 6 parcelas de janeiro a junho ou de julho a dezembro. Caso o ingresso ocorra de forma tardia, as parcelas dos meses já vencidos serão emitidas com o prazo de vencimento em até 5 dias para pagamento, com a possibilidade de parcelamento do valor em até 10x no cartão ou em até 3x no boleto bancário sem incidência de juros/multa até o prazo do vencimento.
Em quanto tempo começo a estudar após o pagamento da matrícula?
O mês de ingresso dos calouros é de acordo com a data de matrícula e o Calendário Acadêmico, que pode ser consultado em: https://vemprafam.com.br/centro-de-atendimento-ao-aluno/.
Como faço para adquirir uma bolsa de estudo?
A FAM não disponibiliza bolsa de estudos para o curso de Medicina.
Realizei uma matrícula na FAM, mas preciso solicitar o cancelamento. Tenho direito ao Reembolso?
O reembolso será aplicado apenas se solicitar o cancelamento em até 7 dias após a contratação da matrícula. Após esse período não há possibilidade de reembolso.
Para o caso de rematrícula, não há reembolso em nenhuma hipótese, por se tratar de uma renovação de matrícula e não uma contratação.
Cancelei minha matrícula. Preciso pagar as parcelas emitidas?
O aluno deve arcar com os valores das parcelas até a do mês correspondente ao pedido, caso não efetuado até o 8º (oitavo) dia do mês.
É possível realizar minha rematrícula com débitos ou acordo em andamento?
A rematrícula apenas é possível para alunos adimplentes. Para aqueles com negociação em andamento é necessário ter realizado ao menos 70% do pagamento da negociação para prosseguir com a rematrícula.
Como faço para negociar minha parcela em atraso?
É possível realizar a negociação online, direto no Portal do Aluno, com utilização de login e senha do responsável financeiro. Se o aluno for o próprio responsável financeiro, poderá prosseguir com o seu login de acesso ao Portal do Aluno.
Também há a possibilidade de entrar em contato com nossa Central de Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.
São Paulo (capital e regiões metropolitanas)
(11) 3003-6644 / (11) 3003-4660 – Opções 1, 3, 1
Demais localidades
0800-727-4660 – Opções 1, 3, 1
0800-777-8019 – Atendimento direto e dedicado da equipe de Cobrança.
WhatsApp: bit.ly/ONLINEFAM .
Como é efetuado o desconto por dispensa de disciplina?
Após ajuste na grade horária do aluno, a Secretaria informa ao Financeiro o número de disciplinas dispensadas.
O Financeiro procederá a inserção do valor de desconto no mês subsequente ao recebimento dessa informação.
Os valores são corrigidos anualmente, e você poderá consultar a nossa equipe de atendimento para se informar sobre o valor vigente no momento de sua solicitação.
Como é efetuada a cobrança de dependências e adaptações?
Após solicitação no Portal do aluno dentro do prazo apresentado no calendário acadêmico, o boleto ficará disponível para pagamento na aba “Financeiro” com vencimento para 5 dias.
Será emitido um contrato com 6 parcelas, de janeiro a junho ou de julho a dezembro, e o valor dependerá da quantidade de DP/adaptações.
O requerimento seguirá para enturmação após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Os valores são corrigidos anualmente, e você poderá consultar a nossa equipe de atendimento para se informar sobre o valor vigente no momento da sua solicitação.
Caso eu faça o trancamento do curso, há necessidade de continuar efetuando os demais pagamentos?
Ao trancar o curso, nenhuma mensalidade será cobrada posteriormente a solicitação, desde que esta ocorra antes do dia 8 do mês vigente. Consulte seu coordenador sobre a possibilidade de trancamento, pois as vagas de Medicina são reguladas e limitadas.
A FAM possibilita o ingresso ou transferência via FIES, PROUNI ou Escola da Família?
Não. A FAM não possui adesão aos convênios citados e não aplica nenhum tipo de bolsa para o curso de Medicina.
Ao contratar dependência ou adaptação e desistir de cursar, é possível solicitar o reembolso do valor?
O reembolso será aplicado apenas se solicitar o cancelamento em até 7 dias após o pagamento da contratação da matrícula de dependência ou a adaptação, considerado o pagamento da primeira parcela do contrato. Caso contrário não será aplicado o reembolso em nenhuma hipótese
Como faço a minha rematrícula?
Acesse o Portal do Aluno no período disponível para rematrícula e efetue a solicitação no campo “Matrícula Online”. Siga os passos para a efetivação da solicitação e efetue o pagamento do boleto.
Efetuei o pagamento do meu boleto, mas ele ainda está em aberto. O que devo fazer?
Registre uma solicitação via Portal do Aluno na aba “Requerimentos”, na opção Revisão e Compensação de Valores. Anexe o boleto e o comprovante de pagamento para que possamos efetuar uma pesquisa bancária.
Link: https://portaldoaluno.vemprafam.com.br/FrameHTML/web/app/edu/PortalEducacional/login/
Como faço para solicitar um requerimento online?
Acesse o Portal do Aluno na aba “Secretaria/Requerimentos” e escolha a opção desejada, de acordo com sua solicitação.
Link: https://portaldoaluno.vemprafam.com.br/FrameHTML/web/app/edu/PortalEducacional/login/
Posso solicitar retomada de vínculo com débito ou acordo em andamento?
Sim, desde que não tenha pendência financeira. Havendo débitos vencidos, a retomada de vínculo será indeferida e não será possível realizar a retomada para alunos com acordos em andamento.
Gostaria de financiar meu curso. É possível?
A FAM dispõe de parcerias com os bancos Bradesco e Santander para financiamento estudantil com taxas reduzidas. O financiamento é realizado pelos bancos mediante análise de crédito com os critérios próprios de cada instituição bancária.
Quais alunos podem se candidatar ao financiamento estudantil com os bancos conveniados?
Conforme regras das instituições financeiras:
Banco Santander: exclusivamente alunos de Medicina
– Aluno calouro: a partir da 4ª mensalidade do curso.
– Aluno veterano: poderá financiar o semestre e renovar ao final de cada semestre.
O avalista precisa ser o responsável legal/financeiro e pode ser adicionado um segundo avalista para compor a renda.
Banco Bradesco: calouros e veteranos de todos os cursos poderão solicitar o financiamento, desde que estejam adimplentes com o Centro Universitário das Américas
Financiamento de até 100% do valor do semestre.
Para menores de 18 anos, a contratação é feita no nome do responsável legal.
Procedimentos para iniciar a avaliação para financiamento?
O aluno solicitará a Carta de Aptidão (Bradesco) ou Carta de Habilitação (Santander) pelo Portal do Aluno, na opção “Financiamento Estudantil”.
Havendo deferimento da solicitação, a Carta ficará disponível no Portal para emissão. O aluno apresentará a Carta ao banco para análise financeira. Assim que o banco aprovar o financiamento, a FAM receberá o crédito e, mensalmente, quitará as parcelas contratadas, até o final de seu saldo.
Para informações sobre o Financiamento Santander, acesse: www.santander.com.br/saude/universitarios-medicina.
Para mais informações sobre o Financiamento Bradesco, acesse: www.banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/emprestimo-e-financiamento/universitario/credito-universitario-bradesco.shtm
Preciso informar que o financiamento foi aprovado?
Sim. É preciso anexar a cópia do contrato aprovado junto à instituição bancária, com o número de contrato de financiamento, no requerimento disponível no Portal do Aluno, chamado de Fale com a FAM, na opção Financeiro.
Preciso de uma declaração de quitação semestral. Como emitir?
A declaração de quitação semestral fica disponível no Portal do Aluno, na aba “Relatórios”. A emissão é disponibilizada desde que não existam pendências de parcelas do período solicitado.
Qual é o prazo para realização de reembolso?
O prazo para a realização de reembolso é de até 30 dias úteis após a solicitação e o envio dos dados bancários.
Consigo alterar o responsável financeiro em meu contrato?
Sim. Para isso é preciso abrir um requerimento de alteração de responsável financeiro localizado no Portal do Aluno.
O requerimento irá prosseguir se houver o anexo dos documentos obrigatórios: aditivo do contrato assinado, documento com foto, CPF, comprovante de residência (último 3 meses) e preenchimento de campos obrigatórios de telefone e e-mail do responsável financeiro.
A solicitação será cancelada caso os documentos não estejam anexados no prazo de 15 dias da abertura da solicitação.
Fique atento aos prazos no calendário acadêmico para esse tipo de alteração.
Meu boleto não está disponível no Portal do Aluno ou apresenta mensagem de erro no momento do pagamento. O que devo fazer?
Abra uma solicitação online no Portal do Aluno com a descrição “Fale com a FAM” na opção “Financeiro”. Esse contato deve ocorrer até 3 dias antes do vencimento.
Não consigo abrir o PDF do boleto que recebi por e-mail.
Para download do boleto é preciso digitar sua data de nascimento (ddmmaaaa).